Currículo

Aury Lopes Jr.

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), Especialista em Direito em 1993 e Doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid em 1999 (título devidamente reconhecido pela UFPE), cuja tese "Sistemas de Investigación Preliminar en el Proceso Penal" recebeu a nota máxima e voto de louvor - cum laude - por unanimidade.

Foi Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Rio Grande de 1993 a 2003, quando foi exonerado a seu pedido. É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação - Especialização, Mestrado e Doutorado - em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2000. É Professor Convidado em diversos Cursos de Pós-Graduação no Brasil e no Exterior.

Parecerista e Conferencista, com mais de 500 palestras ministradas no Brasil e no exterior. Foi nomeado pelo Ministro Cezar Peluso para integrar o Grupo de Trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que analisou e emitiu Nota Técnica sobre o Projeto de Reforma do Código de Processo Penal (PLS n. 156/2009). Participou do Conselho Penitenciário do Estado do Rio Grande do Sul de 2001 a 2004. É Vice-Presidente da FEDERASUL e Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM).

Visualizar Currículo Lattes

Conheça as obras publicadas pelo Dr. Aury Lopes Jr.

Ver Obras